Encomendas

Reconstrução de um livro de atas centenário.

Um livro de atas de uma loja maçônica de mais de 100 anos, daqui do Vale do Taquari. Este foi o desafio que tive aqui na Pó de Flor neste primeiro semestre.

O pedido foi bem simples na verdade: digitalizar as cópias das atas do início de funcionamento da loja e montar um livro como teria sido em 1890.

Livro de atas de uma loja maçônica

Neste livro constaria diversos documentos como as atas de fundação, de eleição e de participantes da loja. Também alguns trabalhos contando a história tanto da época da formação como também do ressurgimento dela, já nos anos 2000.

E começa o trabalho!

Mas o que parecia simples, se mostrou bem trabalhoso logo ao digitalizar as atas. Os documentos eram fotocópias das atas originais e não foram feitas com muito cuidado. Muitas manchas, imagens fora de esquadro e sombras ocasionadas na hora de “xerocar”.

Primeiro, para iniciar o trabalho, todas as atas foram digitalizadas e tratadas. Manchas tiradas, aumento de contraste, ajuste no enquadramento, remoção de “sujeiras”… Foram mais de 30h de trabalho apenas nesta etapa!

Depois, a montagem das páginas na ordem correta, comecei a seleção dos materiais e como seria feita a capa. Para isto, mantendo o pedido dos clientes de uma encadernação do final do século XIX, optei por fazer uma meia encadernação francesa. Este modelo se caracteriza pela utilização de couro ou pele de animais na lombada e nos cantos, além de papel marmorizado e nervuras na lombada.

Após a seleção e com a aprovação dos materiais, começamos a montar enfim o livro. Neste processo foram mais 7h de trabalho, entre a impressão dos cadernos, costura e montagem da capa.

No final, o livro de atas ganhou uma leve douração no couro e ficou assim:

A entrega foi feita no templo da própria loja maçônica, nas mãos do presidente. Foi muito legal devolver os documentos em seu formato “original” digamos assim, como se estivesse sido encadernado na época de fundação.

De agora em diante, todos os membros e futuros membros daquele lugar poderão consultar a sua própria história de uma forma mais bonita, clássica e duradoura!