História

Le fondemente de la Morale: novidade na estante…

Le fondemente de la Morale, ou “Os Fundamentos da Moral” na nossa língua portuguesa, foi uma das mais importantes obras de Arthur Schopenhauer, filósofo alemão nascido em 1788 e falecido em 1850.

E este foi o achado deste mês nos passeios pelos sebos de Porto Alegre!

Le fondemente de la Morale: edição de 1909 encontrado!

Perambulando pelos corredores com aquele cheirinho típico dos livros antigos, encontrei este exemplar de 1909, escrito em francês.

Editado pela Féliz Alcan, em Paris, este livro está em um estado de conservação muito bom. Lombada em couro com nervuras e título em douração, 12 x 18cm e encadernação em 1/4.

São 196 páginas sem nenhum buraco de cupim, rasgo ou manchas! Parece não ter recebido nenhuma intervenção, conservando todas as características originais, como o papel marmorizado na guarda como na capa.

Não sou filósofa, mas ter um livro desses em minha estante certamente servirá de referência quando precisar mostrar para clientes como era uma encadernação de época, além de tornar ainda mais charmoso meu local de trabalho…

Se alguém tiver alguma informação a mais sobre esta edição, por favor não deixe de entrar em contato aqui pela página para corrigir ou complementar este artigo. Em tempos de Kindle, quanto mais cuidarmos de exemplares antigos, mais deixaremos como legado.