Celular

(51) 9968.87883

E-mail

podeflorcadernos@gmail.com

A famosa viagem de Vasco da Gama circundando a África para chegar às Índias foi o que inspirou Luiz de Camões a escrever “Os Lusíadas”. Todos certamente já ouviram sobre o poema épico que narra as conquistas do povo português durante a época das grandes navegações. A epopeia foi escrita em dez cantos, com o cristianismo e a mitologia greco-romano como temas recorrentes.

Camões já inicia seu texto falando sobre a superação do povo português e valorizando as grandes navegações. No cenário renascentista onde o livro foi criado, Os Lusíadas pode nos fornecer um relato da situação histórica de Portugal no momento que atingia o ápice como nação desbravadora e também nos presenteia com a visão crítica de Camões a respeito das perspectivas de sua nação sobre sua posição e seu poder.

Publicado pela primeira vez em 1572, restam apenas 34 exemplares da primeira edição em todo mundo, distribuídos em bibliotecas públicas, privadas e coleções particulares. Há de se pensar que a primeira edição se trate de um livro enorme e ricamente decorado. Não é o caso. Trata-se um livro muito simples, até certo ponto pequeno, como pode ser visto nesse vídeo.

Pensando em simplicidade, resolvi criar a edição da Pó de Flor de Os Lusíadas. Semelhante à primeira edição, mantive a capa em couro legítimo, sem dourações, porém com mais detalhes de ornamentação. A lombada arredondada e com nervuras garantem o aspecto “antigo” do livro.

Como não é uma edição fac-símile, o texto foi diagramado de maneira que facilite a leitura. Muitas edições atuais possuem uma fonte muito pequena. O material foi impresso em alta qualidade em papel offset. As folhas de guarda foram feitas com papel de 180g, decorado com padrão de arabescos em um fundo dourado.

Se você gostou e quer para você ou para presentear alguém especial, é só ir até a nossa loja virtual.

Artigos recomendados