Cotidiano

O que é um Commonplace Book?

Atualmente, muito tem se falado e feito sobre os Bullet Journals, método desenvolvido por Ryder Carrol, para organização e planejamento pessoal. Enquanto os BuJo’s servem para registrar atividades e planejamentos, os Commonplace Books servem para registrar conhecimentos. Esses livros costumam ser como uma coletânea, e são usados ​​para anotar qualquer assunto de interesse do autor. Isso faz com que cada commonplace book seja único e reflita diretamente os interesses de seu criador. No entanto, eles não são diários. Em vez disso, eles são um lugar para guardar informações ou inspirações para você relembrar mais tarde. Se você é um escritor, por exemplo, eles são uma ótima maneira de armazenar aquelas ideias que você tem pensado, mas ainda não foi capaz de colocar no papel.

Vários personagens históricos possuíam um commonplace book: Thomas Jefferson, Jane Austen, H. P. Lovecraft e Ludwik Van Bethoven, por exemplo. Alguns foram publicados, como o de H. P. Lovecraft. Leonardo DaVinci, um dos maiores gênios da humanidade possuía livros onde fazia esboços de suas invenções incríveis, desenhos e estudos da figura humana e de animais.

Commonplace Book de Leonardo da Vinci
https://www.amopintar.com/wp-content/uploads/cadernos-de-leonardo-da-vinci.jpg

Como Fazer o seu Commonplace Book

Primeiramente, você precisa escolher se o seu Commonplace Book será digital ou físico, o importante mesmo é que suas anotações tenham continuidade. Se você optar pelo meio digital existem diversos aplicativos no mercado para gerenciar notas e tarefas, mas até mesmo um arquivo no Word resolve. No formato “analógico” qualquer caderno pode atender suas necessidades de acordo com o que você quer fazer. Um caderno pautado ou pontilhado pode ser melhor se você pretende apenas escrever, mas se você pretende também fazer desenhos ou esboços talvez seja melhor um caderno de folhas lisas.

Tudo o que você precisa para começar um CPB é um caderno, se for lindo como os que eu faço aqui na Pó de Flor melhor ainda! A maneira como você organiza o seu caderno é por sua conta. Canetas de várias cores podem ajudar se você for uma pessoa que gosta de visualizar as coisas separadamente, mas isso não é obrigatório. Muitos CPB possuem somente texto corrido mesmo. Eu considero uma boa opção numerar as páginas do caderno, pois isso vai facilita a criação de um índice no final separando os assuntos. Quando o seu caderno acabar basta colocar a data de início e do final na folha de rosto e partir para outro.

Uma das grandes vantagens que eu vejo no Commonplace Book é a possibilidade de retorno e referências. Posso analisar um livro de dez anos atrás e perceber como evoluiu meu aprendizado ou ainda retomar conceitos que tenham ficado esquecidos. Eu ainda estou começando o meu método de CPB, mas já decidi que todos terão o mesmo formato para que fiquem bem organizados na estante por ordem cronológica.


Quer ver outras criações e quem sabe começar ou seu? Visite nossa loja!