Esta é uma pergunta que tenho que responder com frequência. Muitas pessoas pensam que para fazer cadernos artesanais, só é preciso fazer uma capa, cortar as folhas e colocar um wire-o ou espiral!
Mas aqui na Pó de Flor não é isso que eu faço. Meus trabalhos são feitos de uma forma bem mais elaborada. Para começar, o miolo de cada caderno é costurado, não uso espiral, que também tem seu valor, mas convenhamos, é bem mais simples.
O material do miolo também pode variar. Posso usar papel Pólen ou sulfite; pode ser pautado, pontilhado ou mesmo liso, dependendo do objetivo final.
Da mesma forma, cada capa é feita com algum papelão, que pode variar na espessura, dependendo do material de revestimento, que pode ser tecido, couro, papel, etc e ainda do tamanho e estilo de encadernação.
Diferentes técnicas, cadernos especiais!
Depois disso, temos os estilos e técnicas diferenciados para construir o caderno. Existem diversas escolas de encadernação. Eu gosto de seguir estilos clássicos. É bem frequente encontrar no meu estúdio, encadernações Bradel ou de couro pleno e nervuras. Mas também posso usar costuras expostas como a belga, copta e longstitch.
Então cada peça criada é única, pois são usados materiais diferentes com técnicas diferentes. Assim, temos cadernos artesanais dos mais variados gostos e temas.
Por fim, também posso fazer de acordo com o cliente, pois às vezes situações especiais ou gostos específicos exigem um trabalho ainda mais personalizado, para entregar um produto realmente único e individual.
Como resultado, isto acaba refletindo no preço de cada peça, pois ela será exclusiva. Mas este é um assunto para outro artigo…