Cotidiano

Por onde andam seus álbuns de fotos?

Ficar olhando os álbuns de fotos antigas sentada em uma poltrona na sala da minha avó é uma das lembranças mais nostálgicas que tenho da minha infância.

Eu não conhecia a maioria daquelas pessoas, mas gostava de imaginar histórias sobre elas e ainda me surpreendia em ver com traços infantis e uniformes escolares, minha mãe e meus tios, que até então, nasceram adultos.

Álbuns de fotos
Photo by Laura Fuhrman on Unsplash

Um dia desses, minha filha de seis anos pediu para olhar os álbuns de bebê do irmão mais velho. Meu filho já tem vinte anos e nasceu em uma época em que câmeras digitais eram caras. Ainda bem! Ele teve o privilégio de ter todas as suas fotos da primeira infância devidamente reveladas e organizadas com todo o carinho em álbuns. Minha filha mais nova não teve a mesma sorte. Ela tem milhões de fotos, provavelmente muito mais do que ele, mas nenhum álbum.

Fiquei pensando sobre isso. Para quem estamos guardando tantas fotos na nuvem se nós mesmos dificilmente vamos lá no Google Photos olhar os registros de dez anos atrás? As crianças hoje não têm acesso a uma caixa de fotos antigas. Isso é triste, por que elas deixam de estabelecer conexões com a história da sua família e consequentemente sobre a sua própria história. Elas não vão ver como os pais já foram mais magros, como a vó já teve um cabelo horroroso, ou mesmo aquele cachorrinho que os mais velhos falam tanto e que ela não conheceu!

Mundo Digital

Na minha casa as coisas funcionam em perfeita harmonia, desde que haja internet. Acredito que em muitas casas as coisas sejam assim, inclusive sobre as fotos. “Ah! Mas está tudo no HD!” “É só abrir no iPad!” HDs estragam, e se você não tiver o backup do backup, já era. Dispositivos ficam ultrapassados e bem rápido.

Pensando nisso, resolvi que já era a hora de dar valor a história de vida da minha filha e criar os seus álbuns de fotos personalizados, baseados nos assuntos que ela gosta. Além disso, cada viagem que fizemos sozinhos, ou em família também ganhará o seu próprio álbum, e eles não ficarão mais escondidos no armário. Ganharão um lugar de destaque no painel da sala onde qualquer um poderá pegar, abrir e folhar a vontade.


Veja ideias de álbuns e cadernos personalizados em nossa loja.