Dicas

Quais ferramentas comprar para começar a encadernar?

Uma das grandes dúvidas que eu tinha no início era quais ferramentas comprar para começar a encadernar. Ainda bem que sou uma pessoa controlada e que logo percebi que seu fosse comprar tudo o que o mercado nos oferece eu iria à falência antes de começar. A pergunta que eu devia ter feito a mim mesma não era quais ferramentas ter e sim quais modelos de encadernação eu gostaria de fazer. As ferramentas que usamos podem mudar de acordo com o trabalho e mesmo assim podem ser adaptadas em muitos casos. 

O Básico

Considerando então a encadernação clássica, a saber, uma base de corte, um estilete, um agulhão, um esquadro e uma régua é mais que suficiente para começar. Bem no início eu não tinha a base e usava um vidro para não destruir minha mesa. Isso funciona, mas o vidro vai acabar com a lâmina do seu estilete. A mesma coisa acontece com a régua de plástico. Ela serve, mas é melhor cuidar para gradualmente não ir cortando ela com o material que você estiver trabalhando. Melhor optar por uma régua metálica.

É muito comum escutarmos a expressão “A dobradeira é a terceira mão do encadernador”… é a verdade. Com a dobradeira podemos dobrar papel, vincar, pressionar revestimentos no momento da colagem, ajeitar as dobras e cantos, entre outras utilidades. Existem vários formatos de dobradeiras, de diversos materiais para diferentes finalidades. Acho melhor escrever um post só sobre isso!

Um Pouquinho mais

Por outro lado, existem algumas ferramentas que facilitam imensamente a nossa vida e sim, melhorar os resultados dos trabalhos. Um conjunto de gabaritos é um exemplo. Podemos encontrar tanto em madeira quanto em plástico ou metal. Todos eles funcionam, só varia obviamente a resistência. Normalmente eles são vendidos em conjuntos com larguras entre 6 mm a 15 mm. Da mesma forma, o berço de furação também ajuda. Com ele, podemos perfurar as folhas sempre no ângulo correto, o que interfere diretamente na qualidade da costura dos cadernos.

Igualmente, existe mais uma ferramenta que vai simplificar o seu trabalho. Não estou falando daquela guilhotina super mega, top das galáxias (essa é o sonho de todo mundo!), mas sim daquela guilhotina facão que corta de 8 a 10 folhas ao mesmo tempo. Com ela você poderá refilar seus cadernos sem grande esforço e sem correr o risco de cortar seus dedos.

Onde encontrar ferramentas para começar a encadernar? Acredito serem poucas as cidades brasileiras que possuem lojas físicas específicas sobre encadernação. No entanto, existem algumas lojas pela internet que são excelentes, como a Oficinafu e a Corrupiola.

Quais ferramentas  devo comprar para começar a encadernar?